Workshops

Os workshops do Mês da Fotografia em 2013 estão abertos a todas as pessoas, que de alguma forma, trabalham ou se interessam pela imagem, seja de pessoas ou de produtos. Veja abaixo um pouco mais dos profissionais que estarão conosco em agosto e escolha a sua turma. 

Programação sujeita a alterações. 


Banco de Imagens e a experiência da Pulsar Imagens
Instrutor: Delfim Martins
Data: 13/09 - 19h30
Local: SESC SCS

** Indicação: Livre

Encerrado!

O surgimento dos Bancos de Imagens a partir das agências de fotojornalismo e seu crescimento e importância no mercado editorial didático. A idéia é mostrar como os fotógrafos podem fazer com que fotos e reportagens já feitas como prestação de serviço podem ser incorporadas aos bancos de imagem gerando renda adicional para seus autores. Também serão discutidos os parâmetros de captação para os arquivos serem aceitos pelos bancos.

Delfim Martins nasceu em Barcelos, Portugal. Autodidata, começou a fotografar na Universidade Mackenzie, em seguida passou a ser free-lancer da revista Visão, sendo contratado em 1975. Em 1979 participou da fundação da agência F4, a mais importante agência de fotojornalismo brasileira. Publicou nas principais revistas brasileiras e estrangeiras. Prêmio Nikon de Fotografia 1982/1983. Suas fotos fazem parte dos seguintes acervos: Museu da Arte de São Paulo - MASP; Instituto Nacional de Belas Artes - México; Casa da Fotografia da Fuji - SP; National Museum Of Natural History Smithsonian Institute - EUA; Itaú Cultural - SP; Fundação Cultural de Curitiba - PR. Sua produção fotográfica é comercializada pela Pulsar Imagens e Tyba Agência Fotográfica. 


Como ler uma imagem - introdução ao universo poético da fotografia
Instrutor: Bruno Bravo
Data: 17/09 - 19h
Local: Brasília Shopping
** Indicação: Livre

Encerrado!

Qual a função da fotografia? Segundo Andre Rouillé o que vemos nas imagens não são pessoas ou objetos, mas representações. Como existem diversos tipos de imagem, existem inevitavelmente diversos tipos de interpretação. Porém, a interpretação de uma fotografia não é ilimitada, existem regras de funcionamento. Inegável também que muitas vezes somos reféns de nossos próprios olhos e de nosso referencial teórico e repertório cultural. Por isso, muitas vezes antes de interpretar uma imagem, você já criou um significado. 

Bruno Costa e Silva é fotojornalista graduado em Comunicação Social na UFPE e pós-graduado em Jornalismo Cultural na UERJ, com trabalho sobre o poder de mobilização da fotografia de Sebastião Salgado. Realizou exposições fotográficas como Brasília dia a dia (Livraria Cultura, 2011), sobre o cotidiano das ruas da cidade com base na estética dos textos de Clarice Lispector sobre a capital. Ganhou prêmios como o SESC Marc Ferrèz 2007 e teve fotografias selecionadas para o acervo temporário do The Center for Fine Art Photography, da Califórnia, e Artists Haven Gallery, da Flórida.


A magia da luz - Emoção e Fotografia
Instrutor: Adriano Gonçalves
Data: 20/09 - 19h30
Local: SESC SCS

** Indicação: Livre

Encerrado!

Teorias, luz dramática, luz poética, direção para noivas e casais, locações são alguns dos temas que serão abordados neste workshop. Adriano Gonçalves começou a fotografar em 2001 e em 2006 encontrou na fotografia de moda a possibilidade de sair do convencional, transformando seus ensaios com noivas em um verdadeiro editorial. Estudou a história da arte e encontrou na iluminação dramática dos grandes pintores a inspiração que buscava. 


Técnicas Avançadas de Iluminação de Estúdio
Instrutor: Maurício Zanin
Data: 21/09 - 15h30
Local: SESC SCS
** Indicação: 18 anos

Encerrado!

O fotógrafo apresentará um workshop com técnicas avançadas de iluminação de estúdio em continuidade ao workshop de Introdução a Fotografia de Estúdio que foi ministrado no mês da fotografia em 2012. Serão abordados, entre outros:
- Uso de iluminação complexa na fotografia de estúdio;
- Utilização de várias fontes de luz em uma mesma imagem;
- Noção geral de pós-produção de imagem. 
- O impacto da pré-produção no resultado final da imagem gerada. 

Maurício Zanin se dedica ao retrato e à fotografia artística. Atua profissionalmente em Brasília com fotografia de moda, publicidade e nu artístico. É membro do Candango Fotoclube e já participou de diversas exposições  no Distrito Federal  com o coletivo fotográfico.


Introdução ao Flash TTL
Instrutor: Cleber Medeiros
Turma: 15 alunos
Data: 24/09 - 19h
Local: Universidade da Fotografia - UPIS 
Pré-requisitos: Conhecimentos de fotometria e trazer seu flash TTL

** Indicação: Livre

Inscrições encerradas!

Nesta aula, o aluno verá na prática como funciona o flash TTL, variações de programação do flash e os meios para aumentar os índices de acerto na exposição.

Cleber Medeiros é coordenador da Universidade da Fotografia/UPIS, foi colunista das revistas Photomagazine e Photos & Imagens, autor do livro Guia de técnicas e poses para modelos e do DVD Técnicas de iluminação em externas e equalização em ambientes internos. Foi o fotógrafo responsável pelas campanhas publicitárias do Senado Federal e atualmente é editor chefe do periódico especializado www.fotoemrevista.com.br.


Fotografando Nu - O corpo e a luz
Instrutor: Kazuo Okubo
Turma: 20 alunos
Data: 28/09 - 8h30
Local: A Casa da Luz Vermelha - ASBAC
Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de fotografia e equipamento próprio.
** Indicação: 18 anos. 

Inscrições encerradas!

Neste workshop serão abordados os seguintes tópicos:
- Os diferentes mercados da fotografia de nu;
- Ética;
- Dicas de comportamento, limites, respeito e expectativas na relação fotógrafo-modelo;
- Como usar a técnica como ferramenta a serviço da criação e como trabalhar a luz para conseguir brilhos e sombras;
- A fotografia como difusora de idéias.

Natural de Brasília, Kazuo Okubo teve contato com a fotografia ainda menino. Passou bom tempo fotografando festas e casamento até descobrir a fotografia publicitária. Hoje em seu portfólio acumula trabalhos reconhecidos e premiados para as principais agências do Brasil, e conquistou clientes de peso como Banco do Brasil, Correios, Unicef, Sebrae, TIM, Ministério da Saúde, Casa Cláudia, Vogue, entre outros. Finalista de todas as edições do prêmio Conrado Wessel, de 2002 até 2008, além de ter trabalhos premiados no Festival Mundial de Publicidade de Gramado e no Festival de Publicidade de Cannes. A partir de 2004, Kazuo Okubo iniciou uma nova jornada, ampliando sua produção para obras autorais, e em 2009, abriu a primeira galeria de arte especializada em fotografia da capital brasileira, “A Casa da Luz Vermelha”.


Caminhos da Reportagem
Instrutor: Izan Petterle
Data: 05/10 - 15h
Local: SESC SCS
** Indicação: Livre

Faça sua inscrição!


Neste encontro, o fotógrafo Izan Petterle abordará  técnicas, conceitos e estratégias que desenvolveu para fotografar seus trabalhos. Entre os assuntos estão como criar narrativas fotográficas, o segredo para descobrir temas autênticos em qualquer lugar, como abordar estranhos e como capturar a essência de um lugar. 

Colaborador da National Geographic Brasil desde o lançamento da revista no país, em 2000, fotógrafo desde 1975, já recebeu dois prêmios Best Edit, concedido pela National Geographic dos Estados Unidos para o melhor ensaio fotográfico produzido para as edições internacionais.


Do Analógico ao Fine Art - a tecnologia fotográfica atravessando cenários e tempos 
Instrutor: : Fernando Bizerra (EBF), Bruno Bernardes (Galeria Ponto) e Ane Molina (Mestranda em Comunicação UnB).
Data: 19 e 20/10 - 9h às 12h
Local: Galeria Ponto - 716 norte, bloco “L”, casa 39.
** Indicação: Livre
Faça sua inscrição!


Esse Workshop irá demonstrar como a fotografia foi construída desde a tecnologia analógica até a impressão digital de alta resolução. No primeiro dia será trabalhada a tomada de fotografias em método analógico (câmera convencionais e lomográficas) e a revelação do negativo em laboratório. No segundo dia, a partir do negativo digitalizado, será feita a demonstração do preparo da fotografia e sua impressão em fine art.


Fotografia analógica básica
Instrutor: Samuel Paz
Data: 27/10 - 9h
Local: SESC SCS
** Indicação: Livre

A oficina visa mostrar o que a fotografia analógica tem de tão especial que a faz ressurgir e ganhar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Serão apresentados conceitos e técnicas úteis até para quem usa câmeras digitais.

Samuel Paz é analista de sistemas, estudante de jornalismo e pós-graduando em fotografia. É fotógrafo amador e colaborador do Queimando Filme, maior site de fotografia analógica do Brasil e um dos maiores do mundo.