Exposições

Programação sujeita a alterações

BRASÍLIA FC
Autor: Ueslei Marcelino/DF
Local: SESC Gama - Foyer do teatro

Período: 05/09 a 10/10/2013
Horário de visitação: segunda a sexta de 8h às 18h.




"Conheci o mundo do futebol após receber um convite para fotografar um jogo no fim de semana com os lendários fotógrafos U. Dettmar e Roberto Castro. Através deles, fiz a grande amizade com Adalberto Marques (um dos ícones na cobertura esportiva em Brasília) e me apaixonei de cara pelo retrato do futebol local. A parceria com Adalberto Marques deu muito certo. O acompanhei por 3 ou 4 anos registrando cenas incomuns, detalhes e curiosidades durante as partidas do campeonato Candango. Diante disso, surgiu a idéia do Brasília Futebol Clube, que era realizar uma exposição para mostrar ao público que existe um esporte levado a sério e muito profissional na cidade. Ao mesmo tempo o objetivo é levar uma mensagem positiva e mostrar um lado de bastidores, curiosidades e detalhes que ainda não foi visto". (Ueslei Marcelino)
 
NÃO PARA!
Autor: Daniel Kfouri/SP
Local: SESC Ceilândia - Hall entrada principal

Período: 05/09 a 05/10/2013
Horário de visitação: segunda a sexta de 8h às 18h, e sábado e domingo de 8h às 17h.


Não para, não para, não para... É o que a torcida do Corinthians gritava durante a campanha do time na segunda divisão do Campeonato Brasileiro de 2008.
A competitividade do time não podia parar assim como a paixão pelo futebol.
A paixão pelo clube. A paixão por um futebol que está em todos os lugares.
Da primeira divisão até a última.
Do futebol que se joga em qualquer lugar, em qualquer hora, de qualquer jeito.
Nos campos, nas quadras, nas ruas e nas praias.
Futebol dos homens e das mulheres.
Das mulheres de areia de Copacabana!
Não para, futebol verdadeiro.
Não para, brasileiro.
Não Para!


VAMOS JOGAR BOLA
Autor: Beto Barata/DF
Local: SESC Ceilândia - 
Hall do restaurante 
Período:  05/09 a 05/10/2013
Horário de visitação: segunda a sexta de 8h às 18h, e sábado e domingo de 8h às 17h.




Documentação fotográfica sobre o futebol não profissional do Distrito Federal, com o intuito de registrar e divulgar esta atividade esportiva que é considerada patrimônio cultural e imaterial do nosso país. O seu enfoque principal está voltado para as famosas “peladas” que são disputadas diariamente em quase todas as “esquinas” do Distrito Federal, buscando assim desconstruir o mito que corre Brasil afora de que em Brasília não se joga bola e homenagear os milhares de craques anônimos espalhados por toda a cidade. O projeto “Vamos Jogar Bola!” será lançado oficialmente no mês de junho de 2014 durante a realização da Copa do Mundo FIFA de Futebol, quando a cidade se tornará um dos palcos para o desfile das maiores estrelas do futebol mundial.

[IN]CERTA PAISAGEM: IMAGINÁRIO DE LUZ E PRATA 
Autor: Dirceu Maués/DF
Local: Galeria SESC Presidente Dutra (SCS_ Foyer do teatro
Período: 05 a 30/09/2013
Horário de visitação: segunda a sexta de 8h30 às 20h30, e sábado de 11h às 14h.




"Um horizonte... o céu carregado... nuvens pesadas: lugar de sombras profundas e atmosfera carregada. O lugar de um sonho esquisito, talvez de um pesadelo... mas a imagem não se revela completamente. Há sempre uma névoa: sempre a mesma névoa que recobre a certeza em qualquer imagem, mesmo a imagem mais precisa. No caso aqui, [in]certa paisagem é pura imaginação química agindo sobre os sais de prata do papel fotográfico; partindo da fotografia (senão pelo tema da paisagem, mas pelo menos por conta do material de suporte utilizado) para ir de encontro ao exercício da pintura; construindo imagens químicas sobre o suporte fotográfico e explorando o encontro dessas duas linguagens: a fotografia e a pintura. Utilizando a técnica do quimigrama (desenho ou pintura química sobre papel fotográfico), processo que inventa paisagens a partir da luz que queima o filme e vela o papel. Nesse papel impregnado de luz e portanto carregado de uma incrível potência de sombra e escuridão: surge uma paisagem... com imaginário de luz e prata". [Dirceu Maués]


LUZ EM CORPO E ALMA 
Autor: Walter Firmo/RJ
Local: SESC Ceilândia - Hall entrada principal
Período: 03 a 31/10/2013
Horário de visitação:segunda a sexta de 8h às 18h, e sábado e domingo de 8h às 17h.




Qualquer lista dos melhores fotógrafos brasileiros, por menor que seja, não pode deixar de incluir seu nome. Em sua trajetória de sucesso tem os retratos históricos em preto e branco de Pelé numa perna só evocando a figura mítica do Saci e de Tom Jobim empunhando uma flauta mágica em sua casa na Gávea no Rio de Janeiro.

A exposição, que está na Galeria Vão Central do CCBB Brasília, com curadoria de Egberto Nogueira, diretor da Ímã Foto Galeria/SP, apresenta um recorte afetivo da obra de Firmo, criando uma coleção de fotografias que contempla a história do fotógrafo que nasceu no Rio de Janeiro e ganhou o mundo com o trabalho consagrado por premiações e, sobretudo, pelo público. 


EXPOSIÇÕES OUTDOOR

IMAGENS DE UMA PAIXÃO
Exposição Coletiva Lente Cultural Coletivo Fotográfico
Local: Estação do Metrô Ceilândia Centro
Período: 05 a 30/09/2013
Horário de visitação: segunda a sábado de 6h às 23h30, e domingo de 7h às19h.

Foto: Alan Santos
Em teus pés, rolo. 
Em campos de terra, nasço. 
Essência, sonho, paixão.

Da intensa simplicidade 
Ao profundo amor. 
Bola, gol, povo.

Traves, linhas, bandeiras. 
Olhares perplexos de emoção. 
És futebol, pátria amada.

Do norte ao sul, 
Somos um único coração. 
Que chuta, 
Que vibra, 
Simplesmente por ser futebol [Jefferson D. Modesto]

PAIXÃO BRASILEIRA
Exposição Candango Fotoclube
Local: Estação Galeria do Metrô - Galeria dos Estados/Plano Piloto
Período: 05 a 30/09/2013
Horário de visitação: segunda a sábado de 6h às 23h30, e domingo de 7h às19h. 
 
Foto Jorge Diehl
O Candango Fotoclube tem o prazer de apresentar imagens  da “Paixão brasileira”. O brasileiro é amante do futebol desde sua infância. Ele se encontra com os amigos nas praias, nos campos de várzea, no churrasquinho dos finais de semana, todos unidos para uma boa partida de futebol. Mas os tempos mudaram, e os jovens foram as ruas para protestar e pedir reformas para um país sem corrupção, com mais transporte, tarifas mais baixas e qualidade de vida para todos. Surge uma nova paixão, a paixão de ser brasileiro!
[Candango Fotoclube]

VEM PRA RUA
Exposição Coletiva dos Fotojornalistas de Brasília
Local: Estação Praça do Relógio do Metrô - Taguatinga
Período: 05 a 30/09/2013
Horário de visitação: segunda a sábado de 6h às 23h30, e domingo de 7h às19h. 


Foto Fábio Pozzebom
O país experimentou de perto transformações que achávamos distantes. Manifestações populares, antes uma lembrança do passado remoto brasileiro, ressurgiram de uma maneira antes nunca vista, tidas por muitos como o sinal de um sentimento há muito guardado e que eclodiu com força total. E a fotografia estava lá, revelando fragmentos de um momento único de nossa história. E nós estávamos lá. [André Coelho]