terça-feira, 1 de outubro de 2013

Oficinas lúdicas despertam o olhar fotográfico nas crianças

Uma parte significativa do Mês da Fotografia é feita com um público bastante exigente: as crianças. Elas fazem parte da missão do evento, que é sensibilizar e formar novos públicos para as artes visuais e para a fotografia. Para que isso aconteça, oficinas serão realizadas durante esta semana em escolas públicas do Distrito Federal. Uma delas será com a fotógrafa Vânia Jucá, de Mato Grosso do Sul, e que pela segunda vez ministra o curso para os pequenos. 


Denominada Nosso Olhar, a oficina permite aos alunos um contato com a fotografia através de práticas lúdicas, despertando a capacidade de observação e o olhar fotográfico. 

O projeto Novo Olhar, desenvolvido pelas fotógrafas Elis Regina Nogueira e por Vânia, teve início em 2002. Ela contou para o blog como surgiu a ideia dessa oficina. “[A oficina] surgiu da vontade minha e de minha sócia Elis Regina de criarmos atividades sócio-educativas para estimular o oficio da fotografia e promover o desenvolvimento e aprendizado dos adolescentes de baixa renda aqui no estado de Mato Grosso do Sul. As oficinas já aconteceram em escolas municipais da periferia, escolas pantaneiras, carvoarias, UNEIS (Unidades sócio educativas de adolescentes infratores) e aldeias indígenas”, conta. 





Para Vânia, compreender a linguagem fotográfica, como meio de expressão cultural, de informação e comunicação, torna-se imprescindível para a construção do conhecimento. O importante é os alunos saírem do curso com um novo olhar e compreensão do que acontece à sua volta. “No mundo de hoje, entender a linguagem visual é de fundamental importância. Para isso, apenas saber como funciona uma câmera não é decisivo. Para as oficinas do Projeto Nosso Olhar, é mais importante os adolescentes aprenderem a ver e a compreender, do que simplesmente olhar”, explica. 



Oficina de Fotografia Nosso Olhar 
Instrutor: Vânia Jucá 

Data: 30/9 a 04/10
Local: Escolas públicas em Ceilândia (Escola Classe 34) e Brazlândia (Colégio INCRA 08)
** Indicação livre

0 comentários:

Postar um comentário