sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Ed Viggiani e Sérgio Dutti fazem palestra sobre esporte e fotografia

Para encerrar o ciclo de palestras do Mês da Fotografia 2013, o evento convidou os fotógrafos Ed Viggiani e Sérgio Dutti para baterem um papo com o público brasiliense sobre seus trabalhos. O encontro será no Sesc do Setor Comercial Sul, às 19h30. 



Foto Ed Viggiani
Paulistano de nascimento e santista de coração, Sérgio Dutti, com 25 anos dedicados ao fotojornalismo, começou sua carreira profissional nos anos 80, em São Paulo, após abandonar o curso de Engenharia. De São Paulo, partiu para Recife (PE), onde colaborou com várias publicações do Grupo Abril. No final de 1994, foi transferido para a Sucursal da Revista Veja em Brasília, onde trabalhou até 1997 como fotógrafo especial. De Veja transferiu-se para a Revista Caras, onde assumiu a subeditoria no período de 1997 e 1998 . Depois seguiu rumo a coordenação de Fotografia da Revista Época, onde atuou de 1998 a 2004. De 2004 a 2010 trabalhou como coordenador de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo, sucursal de Brasília. Premiado em importantes concursos de fotografia, como Cristina Tavares, Vladimir Herzog, Nikon International Photo Contest por dois anos consecutivos e, em 2012, vencedor do Prêmio Abril de Fotojornalismo. Desde 2011, como fotógrafo independente, através da Dutti Imagens, desenvolve projetos especiais, como o livro Vencedores


Foto Sérgio Dutti
Ed Viggiani nasceu em São Paulo e começou a fotografar em 1978. Trabalhou na revista IstoÉ e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Em 1991, fez a exposição individual Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Galeria da Fotoptica, que recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como a melhor exposição do ano. No mesmo ano, ganhou o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco, nos Estados Unidos, com o ensaio fotográfico, Irmãos de Fé, sobre a religiosidade popular no Brasil. Também é autor do livro de fotografia Brasileiros Futebol Clube, que foi currículo na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, ao longo de 2009. 

Aproveitando que estamos às vésperas de mais uma Copa do Mundo, o blog conversou com o fotógrafo Ed sobre futebol e, claro, fotografia. Confira: 

Mês da Fotografia – Como o futebol está presente no seu trabalho fotográfico? O que neste tema te chamou mais a atenção e porque decidiu fazer um livro? 

Ed Viggiani – O meu trabalho é de fotografia documental, essa é a minha principal atividade, retratar a sociedade, seus atores sociais e instituições. No caso da bola, tento mostrar o Brasil através do futebol. Foi a forma que eu encontrei para tentar entender questões pertinentes à construção da identidade nacional. Procuro observar o que pode haver de comum entre as distintas torcidas e o comportamento do apaixonado despretensioso, aquele que só quer torcer e jogar futebol.

Mês da Fotografia – Foi difícil buscar um outro olhar/ângulo sobre o futebol no livro Brasileiros Futebol Clube

Ed Viggiani – Para ser sincero, fazer o livro me fez aprender mais sobre o Brasil que propriamente consegui mostrar o Brasil. Procurei não cair no discurso do senso comum do país do futebol, mas mostrar a sua diversidade e complexidade e a efetiva participação do cidadão comum na construção do imaginário coletivo.

Mês da Fotografia – Para um fotógrafo iniciante, que queira seguir carreira na área, qual dica você daria? Qual a qualidade que você considera mais importante na sua opinião?

Ed Viggiani – Para um iniciante o mais importante é a sensibilidade e ter clareza e consciência do que está fazendo e que destino dar ao trabalho. Procurar olhar para o que está além da aparência. 

Ed Viggiani
Serviço
Lançamento dos livros "Brasileiros Futebol Clube" de Ed Viggiani (SP) e "Vencedores" de Sérgio Dutti (DF)
Data/Hora: 11/10 - 19h30
Local: SESC SCS








0 comentários:

Postar um comentário