segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Agenda da semana - 07 a 11/10

Antes da curtição do feriado, o Mês da Fotografia apresenta dois grandes eventos: em parceria com a FHOX on the Road, palestra com o fotógrafo da National Geographic Maurício de Paiva e lançamento dos livros "Brasileiros Futebol Clube" de Ed Viggiani (SP) e "Vencedores" de Sérgio Dutti (DF). Em todos os eventos a entrada é gratuita. Aproveite! 

National Geographic Brasil – Maurício de Paiva (SP)
Data/Hora: 09/10 - 19h30
Local: Auditório do Hotel Nacional

Como seguidor das tradições da boa fotografia documental da qual National Geographic é referência, o fotógrafo Maurício de Paiva fez inúmeras viagens à região amazônica para dar vida à representação imagética presente no livroFutebol na Amazônia, imagem e alarido – apenas uma fração de um projeto em andamento. Com textos do jornalista Thiago Medaglia, o livro vai além do esporte e revela os hábitos de vida de um povo acostumado com o vai e vem das águas na maior floresta tropical do mundo. 

Lançamento dos livros "Brasileiros Futebol Clube" de Ed Viggiani (SP) e "Vencedores" de Sérgio Dutti (DF)
Data/Hora: 11/10 - 19h30
Local: SESC SCS

Ed Viggiani nasceu em São Paulo em outubro de 1958. É fotógrafo documentarista e bacharel em Sociologia. Começou a fotografar em 1978, trabalhou na revista IstoÉ e nos jornais Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Em 1991, fez a exposição individual Matando o Tempo a Golpe de Luz, na Galeria da Fotoptica, que recebeu o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) como a melhor exposição do ano. No mesmo ano, ganhou o prêmio The Mother Jones International Fund for Documentary Photography, em São Francisco, nos Estados Unidos, com o ensaio fotográfico, Irmãos de Fé, sobre a religiosidade popular no Brasil. Em 2009, inaugurou a exposição individual em São Paulo, Meu olho esquerdo, patrocinada pela Caixa Econômica Federal. Concebeu e fez a coordenação editorial do livro Brasil Bom de Bola. Também é autor do livro de fotografia, Brasileiros Futebol Clube, que foi currículo na Escola de Comunicação e Artes (ECA), da USP, ao longo de 2009. Em 2012 foi um dos vencedores do Prêmio Marc Ferrez da FUNARTE com o trabalho Bom Retiro, bairro global.


Paulistano de nascimento e santista de coração. Sérgio Dutti, com 25 anos dedidados ao fotojornalismo, começou sua carreira profissional nos anos 80, em São Paulo, após abandonar o curso de Engenharia. De São Paulo, partiu para Recife (PE), onde colaborou com várias publicações do Grupo Abril. No final de 1994, foi transferido para a Sucursal da Revista Veja em Brasília, onde trabalhou até 1997 como fotógrafo especial. De Veja, transferiu-se para Revista Caras, onde assumiu a subeditoria no período de 1997 e 1998 . De Caras, seguiu rumo a Coordenação de Fotografia da Revista Época, onde atuou de 1998 a 2004. De 2004 a 2010 trabalhou como coordenador de fotografia do Jornal O Estado de São Paulo, sucursal de Brasília. Premiado em importantes concursos de fotografia, como Cristina Tavares, Vladimir Herzog, Nikon International Photo Contest por dois anos consecutivos e, em 2012, vencedor do Prêmio Abril de Fotojornalismo. Desde 2011, como fotógrafo independente, através da Dutti Imagens, desenvolve projetos especiais, como o livro Vencedores.





0 comentários:

Postar um comentário